ABNT NBR 16936 – Edificações em light wood frame

Em Janeiro de 2021, foi colocada em consulta nacional o texto da ABNT NBR 16936 – Edificações em light wood frame.

Elaborado pela Comissão de Estudos de Sistemas Construtivos Light Wood Frame (CE-002:126.011) do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002), onde a equipe de engenharia da TWBrazil participou das reuniões que iniciaram-se em 14/06/2016.

Em breve os brasileiros terão uma norma nacional, que dará mais segurança aos construtores para edificarem no sistema light wood frame, a exemplo dos norte americanos, norte europeus, chilenos, entre outros. E os bancos poderão financiar projetos habitacionais nesse sistema, pois terão a garantia de durabilidade superior à 50 anos.

Construtoras como a Tecverde, Tenda, Prestes, Shintech, e profissionais com experiência no mercado americano já utilizam o sistema de wood frame no Brasil a alguns anos, com muitas vantagens aos seus clientes.

A TWBrazil já produziu e forneceu à suas construtoras clientes uma quantidade superior à 30.000m³ nos últimos anos. Quantidade suficiente para edificação de 180.000m² em área construída.

Lembrando que o processo para produção de componentes de madeira para o sistema, requer muitos processos dificilmente encontrados na indústria madeireira brasileira, que terá que preparar-se a crescente demanda nas próximas décadas.