Impactos sociais e econômicos de florestas plantadas

Você sabia que o reflorestamento costuma ser uma pauta presente em grandes reuniões, como a cúpula da ONU? O interesse por madeira nativa é um grande causador de queimadas e desmatamento, principalmente em nosso país, casa da principal floresta tropical de todo o planeta. Na tentativa de suprir o mercado madeireiro, entram as florestas plantadas que, ao mesmo tempo, auxiliam o meio ambiente. Confira alguns dos impactos de florestas plantadas.

O reflorestamento é o plantio natural ou intencional, como o feito pelo homem, que busca reconstruir ecossistemas e reduzir o aquecimento global, por exemplo. Além do impacto natural, o reflorestamento influencia na economia; com o Brasil sendo um grande exportador de eucalipto, só em 2018, o mercado de florestas plantadas rendeu R$ 86,6 bilhões, representando 6,9% do PIB industrial.

Mas e então, quais os benefícios de florestas plantadas? Confira alguns deles:

A madeira reflorestada repõe, constantemente, as florestas de madeiras nativas, vítimas de desmatamento. A prática aumenta a reserva de diferentes espécies e diminui o prejuízo de sua venda no mercado.

O ar fornecido pelas florestas é responsável por melhorar a pressão arterial e a capacidade pulmonar. Além disso, as mesmas resfriam o ambiente e reduzem o calor, armazenando até 200 toneladas de CO2 ao longo de toda sua vida.

Além disso, florestas de eucalipto geram um habitat seguro para a fauna e flora, sendo capazes de absorver mais água em épocas de chuva do que plantações de soja e arroz, por exemplo.

Todos esses impactos de floretas plantadas, sociais e econômicos, são responsáveis por fomentar uma grande indústria, fortalecendo o plantio de florestas e enfraquecendo a extração de madeira nativa. É claro, a TWBrazil apoia completamente as florestas plantadas, trabalhando apenas com madeiras reflorestadas.

Além de reduzir todos os impactos ambientais, a TWBrazil tem diversas certificações que comprovam a qualidade e sustentabilidade de nossos produtos. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!