Processos de tratamento da TWBrazil

Processos de autoclavagem da TWBrazil

Trabalhar com madeiras de florestas plantadas é um compromisso que firmamos com o meio ambiente e a sociedade como um todo, incentivando o plantio de florestas e desencorajando o desmatamento e extração de madeiras nativas, como o Pinheiro. Mas como garantir que a matéria-prima terá a qualidade necessária para os nossos clientes? É sobre isso que falamos no texto de hoje, os processos de tratamento da TWBrazil! Vamos nessa?

A origem da autoclave vem do século XIX, inventado por Charles Chamberland, auxiliar de Louis Pasteur. Utilizado na área hospitalar, a autoclave esterilizava materiais e artigos hospitalares por meio do calor úmido sob pressão. A madeira já passou por métodos de tratamento que consistem na aplicação de preservantes com pincéis, porém, por conta do perigo que os produtos representam e ineficiência da aplicação por pincelamento, surgiram técnicas alternativas como o tratamento por vácuo-pressão em autoclave, executado exclusivamente por Usinas de Preservação de Madeiras, com todo o controle e segurança que o processo industrial exige.

Sabendo disso, chegou a hora de conhecer os processos de tratamento da TWBrazil! Antes de mais nada, para dar início ao tratamento é necessário que a madeira seja submetida a um período de secagem em estufa para secar a seiva encontrada no interior da madeira. Após a secagem, uma solução de preservantes é preparada e impregnada na madeira com uma pressão de até 10 vezes a pressão de uma panela de pressão doméstica, intercalando com vácuo de até 600mmHg (Quase o vácuo absoluto). Devido à madeira sair saturada desse processo, é necessário uma ressecagem em estufa para retirar a água, mantendo-se apenas os preservantes nas células da madeira.

Depois de re-seca, a madeira passa por outros processos de classificação, usinagem, destopo, para que chegue à obra homogênea e preparada para resistir permanente à ação de cupins, e com uma resistência muito grande à ação de fungos apodrecedores. É claro, todos esses processos são normatizados pela ABNT para que você tenha ainda mais segurança e a confiança de que está comprando um produto de qualidade, certificado pelas autoridades necessárias e com a garantia de uma empresa com 20 anos de experiência em preservação de madeiras de Pinus e Eucalipto.

Agora que você conhece os processos de preservação da TWBrazil, que tal entrar em contato conosco e solicitar seu orçamento? A nossa equipe está sempre à sua disposição! Entre em contato conosco para saber mais!