Você sabia que o Eucalipto devolve ao solo tudo que absorve?

Eucalipto devolve ao solo tudo que absorve

Para quem trabalha no setor madeireiro, é comum ouvir que plantações de eucalipto estragam o solo, mas será que isso é verdade? Em nosso blog de hoje, vamos explicar porque isso não é verdade e ainda contar um pouco mais sobre os diversos benefícios trazidos pela plantação de árvores de eucalipto, afinal, o eucalipto devolve ao solo tudo que absorve. Vamos nessa?

A crença de que o eucalipto estraga o solo vem desde a década de 60, onde se acreditava que a espécie secava o solo por conta de um alto consumo de água. Na época, o conhecimento geral não era tão vasto quanto atualmente, por isso, devido a inúmeros plantios sem sucesso da espécie, o eucalipto passou a ser conhecido como “deserto verde”.

Com o conhecimento atual, sabe-se que, na verdade, o eucalipto retém ainda menos água que árvores com copas maiores. É por isso que áreas com plantio de eucalipto tem erosões de menor intensidade. As árvores de eucalipto são capazes de absorver mais água em período de chuvas e menos água em períodos mais secos.

Atualmente, com uma plantação bem manejada, sabe-se que o eucalipto devolve ao solo tudo o que absorve. Afinal, além de proporcionar um habitat seguro para a fauna e flora e reduzir o carbono da atmosfera, o eucalipto devolve os nutrientes que tira do solo por meio de suas folhas secas, que recuperam a fertilidade do solo e beneficiam os lençóis freáticos.

Além disso, o eucalipto tem diversos outros benefícios, como:
– Recuperação de áreas degradadas;
– Redução da erosão;
– Diminuição de poluição sonora;
– Melhor vazão de mananciais hídricos;
– Rentabilidade ao produtor;
– Adaptação em diferentes regiões
– Retorno de investimento;

Viu só? O eucalipto devolve ao solo tudo que absorve e ainda traz benefícios tanto para a natureza quanto para a economia! Precisando de madeiras de eucalipto? Você já sabe onde encontrar! Entre em contato com a equipe TWBrazil e realize seu orçamento conosco!