TWBrazil

Curiosidades sobre o Eucalipto

Você sabia…

  1. Que o Eucalipto Citriodora não é um Eucalipto? Conhecido por sua alta densidade e estabilidade dimensional, é muito adequado para uso na construção civil de obras rústicas. Nativo da Oceania, porte que pode chegar a 50m de altura, foi trazido ao Brasil em meados do século XX com finalidade medicinal e aromática. Vem sendo empregado como palanques, mourões e postes, submetidos à tratamento preservativo em autoclave para aumentar sua durabilidade contra fungos apodrecedores. Por ter um tempo de crescimento bem mais lento que as espécies de eucalyptus sp. , o Corymbia citriodora tem um preço bem mais alto para uso rural em cercamento, e a durabilidade é muito semelhante à espécies como o Eucalyptus saligna, Eucalyptus dunnii, Eucalyptus urograndis e até mesmo do Eucalyptus grandis.
  2. Que uma pequena parcela do Eucalipto tratado e comercializado no Brasil atende à ABNT NBR 16.143? ou seja, possui a quantidade mínima prescrita pela norma técnica, a fim de tornar a tora de eucalipto durável contra organismos xilófagos, como fungos apodrecedores e cupins. Muitas dessas empresas são associadas à ABPM – Associação Brasileira de Preservadores de Madeira
  3. Que as empresas fabricantes de palanques e mourões de Eucalipto convencionaram com os fornecedores e clientes de que as dimensões são sempre medidas na ponta de menor diâmetro? E indo ainda mais especificamente, o diâmetro de referência é o diâmetro médio do topo mais fino, pois as toras não são perfeitamente cilíndricas?
  4. Que toda tora de Eucalipto possui uma pequena conicidade? Na espécie Eucalyptus saligna, as peças com diâmetro acima de 15cm, possuem uma conicidade média de 5mm/ml. Ou seja, a diferença entre o diâmetro da ponta mais fina e a ponta mais grossa varia 5mm a cada metro linear. Ex. Em peças com diâmetro de Ø20cm na ponta mais grossa e comprimento de 500cm, o diâmetro na ponta mais fina provavelmente de Ø17,5cm.
  5. Que o Eucalipto possui o Alburno com uma espessura constante de 2cm? A variação é muito pequena de espessura, que recobre o cerne da peça.

Em breve, essa lista será atualizada com mais informações interessantes.